terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividade 5 unidade 3

Plano de aula
Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes
Professora: Valdirene da Silva Menezes
Série: 7º ano Turno: Vespertino
Componente curricular: Língua Portuguesa

Eixos temáticos:

Linguagem Oral
Prática de leitura
Produção de texto

Noções e conceitos
Texto informativo

Narração e redação

Objetivos

1) Pesquisar informações sobre “ trabalho infantil”, suas conseqüências, números e alternativas para esse grande problema brasileiro e mundial.

2) Estudar os elementos da narrativa: enredo, narrador, personagens, espaço e tempo.

3) Ler, compreender e interpretar o sentido geral de textos.

4) Buscar informação no texto;

5) Conhecer as características do texto informativo.

Estratégias

1) O estudo do texto poderá ser feito em duas aulas. Em primeiro lugar, deverá ser feita uma leitura silenciosa do texto. Depois, o professor poderá pedir que cada aluno leia em voz alta um período até o ponto final, seguindo a ordem das carteiras. Isso fará com que todos acompanhem a leitura.

2) Num segundo momento, os alunos sentarão em círculo e farão comentários sobre a pesquisa. Pedir a opinião dos alunos sobre o texto da pesquisa, as personagens, o que acharam da historia, etc. É importante que todos falem.

Atividades

1) Pedir que os alunos identifiquem os elementos da narrativa: Enredo, narrador, personagens, espaço e tempo. Essa atividade pode ser oral. O professor anotará na lousa o que os alunos disserem.

2) Peça aos alunos para fazerem outras pesquisas como aposentadoria, desemprego.

3) Que os alunos faça uma redação com a pesquisa feita, depois de realizada a redação, peça que cada aluno leia o seu texto em voz alta.

Recursos:

Quadro – negro, giz, apagador, caderno, caneta, lápis, borracha, revistas, internet, retro projetor e aula na sala de informática.

Avaliação:- Conforme o desenvolvimento e participação do aluno nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário