ESCOLA MUNICIPAL PROFª ELZINHA L. NUNES
RUA FRANCISCO MENDES DE MORAES, 211
DIRETORA: ROSÂNGELA CARVALHO DE O. SANTOS
COORDENADORAS: IVALDETE E SHIRLEY
PROFESSORAS: CARLA GIFANI
CELMA RODRIGUES DE RESENDE
SOLANGE CARNEIRO DA SILVA
VALDIRENE DA SILVA MENEZES
PROJETO: O MUNDO DA LEITURA
LER É... VOAR
VOU VIAJAR NUM LIVRO
COMO BOM MARINHEIRO
LEVÁ-LO COMIGO
COMO BOM COMPANHEIRO
TER MIL AVENTURAS
DESCOBERTAS...
TERNURAS...
E NÃO MAIS PARAR.
LER É CONQUISTAR ASAS
LER... É VOAR.
SÉRIES: EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL ATÉ O 5º ANO.
1-JUSTIFICATIVA:
Ao trabalhar as tipologias textuais no Projeto Os Mundos da Leitura desenvolvidos em 2008, percebemos que nossa prática de ensino deu certo e obtivemos resultados proveitosos na linguagem oral e escrita de nossos alunos. Isso nos leva a fazer todo o esforço possível para centralizamos o ensino na leitura, interpretação e produção, utilizando diferentes tipos de textos.
2-OBJETIVO GERAL:
Oportunizar ao aluno ampliar seus conhecimentos, contribuindo para o processo de construção da língua oral e escrita, suprindo as necessidades básicas, ampliando o domínio da leitura e escrita promovendo e estimulando à leitura como fonte de prazer, incentivando a curiosidade de novas descobertas, tornando-a prazerosa, fim de conquistar novos leitores.
3-METODOLOGIA:
Articular diferentes situações para a leitura, interpretação e produção, buscando trabalhar de forma oral, coletiva, individual e compartilhada, de modo a conseguir que a atividade de leitura seja significativa para o aluno, utilizando tipologias que mais se adéquem a cada disciplina de acordo com objetivos específicos.
4-CONTEÚDO:
Textos literários;
Jornalísticos;
Informação cientifica;
Instrucionais;
Humorísticos;
Publicitários;
4.2-PROCEDIMENTAIS:
Ler, escrever, interpretar e narrar textos lidos;
Pesquisar na internet, jornais, revistas, gibis e outros;
Leitura individual, coletiva e compartilhada;
Leitura de obras literárias;
Freqüentar espaços de leitura, bibliotecas, livrarias, bancas de revistas;
Participar de rodas de leituras;
Leitura, interpretação e produção de textos de matemática, gráficos e tabelas.
Leitura e interpretação de fotografias e mapas;
Leitura, comentários de notícias veiculada em jornais e revistas;
Leitura de textos produzidos visando revistar o próprio escrito;
Leitura de imagens, obras de artes para apreciação e releitura;
Leitura em voz alta de diferentes textos;
Elaboração de um livro.
5-RECURSOS:
5.1-HUMANOS:
Professores, alunos, coordenação e direção.
5.2-MATERIAS:
Revistas, Jornais, Livros didáticos, Vídeo, TV, Som, CDs, Fitas, laboratório de informática, retroprojetor.
6-CRONOGRAMA:
Inicio _ fevereiro de 2008
Térmico – dezembro 2008
Avaliação bimestral.
8-AVALIAÇAO
O projeto será avaliado através de observação e registro dos avanços e dificuldades apresentadas,
Provas;
Relatórios;
Apresentação dos trabalhos.
MEIO AMBIENTE! ESCOLA
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário