segunda-feira, 28 de setembro de 2009

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Unidade 3

Relatório da Aula

No dia 21/09/09 fui com os alunos do 7ºC para a sala de informática, no primeiro momento solicitei aos alunos que acessasse o “ Portal do Aprende Brasil” e fizessem a pesquisa sobre “ Trabalho Infantil” e que cada aluno fosse lendo um parágrafo do texto em voz alta. Depois da leitura dos textos fui fazendo comentários com eles do assunto abordado. Logo após pedi que eles olhassem as fotos que tem no site com crianças trabalhando.
No dia 22/09/09 retornamos à sala de informática e acessamos novamente o site do Aprende Brasil e ouvidos algumas historias narradas, também levei o aparelho de som para sala e ouvidos algumas narrações em Cds. Depois solicitei a eles que fizessem outra pesquisa, mas sobre o desemprego no Brasil. Retornamos para a sala de aula e pedi que fizessem uma produção de texto narrativo sobre o tema abordado e que eles identificassem os elementos narrativos presentes no texto produzido por eles.
Os alunos gostaram muito da aula e das atividades principalmente das histórias ouvidas porque eles conseguiram identificar os elementos da narrativa com mais facilidade.
Houve grande participação e interesse dos alunos nas atividades propostas.
Eu gostei muito da aula porque a grande maioria dos alunos desenvolveram as atividades com muito prazer.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividade 4 unidade 3

Esboço de Aula sobre texto narrativo e pesquisa na internet.
_ Trabalho com os alunos vários textos para identificação dos elementos de texto narrativo.
_ Uso aparelho de som para ouvir histórias.
_ Pesquisas na internet.
_ Textos narrativos com sons no “Portal Aprende Brasil”.
_ Textos de jornais e revistas.

Atividade 5 unidade 3

Plano de aula
Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes
Professora: Valdirene da Silva Menezes
Série: 7º ano Turno: Vespertino
Componente curricular: Língua Portuguesa

Eixos temáticos:

Linguagem Oral
Prática de leitura
Produção de texto

Noções e conceitos
Texto informativo

Narração e redação

Objetivos

1) Pesquisar informações sobre “ trabalho infantil”, suas conseqüências, números e alternativas para esse grande problema brasileiro e mundial.

2) Estudar os elementos da narrativa: enredo, narrador, personagens, espaço e tempo.

3) Ler, compreender e interpretar o sentido geral de textos.

4) Buscar informação no texto;

5) Conhecer as características do texto informativo.

Estratégias

1) O estudo do texto poderá ser feito em duas aulas. Em primeiro lugar, deverá ser feita uma leitura silenciosa do texto. Depois, o professor poderá pedir que cada aluno leia em voz alta um período até o ponto final, seguindo a ordem das carteiras. Isso fará com que todos acompanhem a leitura.

2) Num segundo momento, os alunos sentarão em círculo e farão comentários sobre a pesquisa. Pedir a opinião dos alunos sobre o texto da pesquisa, as personagens, o que acharam da historia, etc. É importante que todos falem.

Atividades

1) Pedir que os alunos identifiquem os elementos da narrativa: Enredo, narrador, personagens, espaço e tempo. Essa atividade pode ser oral. O professor anotará na lousa o que os alunos disserem.

2) Peça aos alunos para fazerem outras pesquisas como aposentadoria, desemprego.

3) Que os alunos faça uma redação com a pesquisa feita, depois de realizada a redação, peça que cada aluno leia o seu texto em voz alta.

Recursos:

Quadro – negro, giz, apagador, caderno, caneta, lápis, borracha, revistas, internet, retro projetor e aula na sala de informática.

Avaliação:- Conforme o desenvolvimento e participação do aluno nas atividades propostas.

Atividades da Unidade 3

Atividade 1 unidade 3
Faça um texto diferenciando multimídia de hipermídia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia e http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_hiperm%C3%ADdia) e poste em interação FÓRUM

Atividade 2 unidade 3
Após navegar nos portais do Professor e Porta curtas(http://portacurtas.com.br/index.asp e http://portaldoprofessor.mec.gov.brproponha sugestões de como utilizar multimídia e hipermídia em suas aulas.FÓRUM

Atividade 3 unidade 3
Minhas descobertas:Compartilhe as descobertas feitas no portal do professor e porta curtas. Apresente aos colegas que achar conveniênte. FÓRUM

Atividade 4 unidade 3
Crie um esboço inicial de uma atividade com seus próprios alunos, envolvendo uso de objetos em mídias digitais. Faça um relato e poste no blog

Atividade 5 unidade 3
Faça o planejamento da atividade com mídias digitais a ser desenvolvida na escola. Pense em atividade viável com os recursos disponíveis na escola. Inclua no seu planejamento o Maximo de detalhes, salve-o como por ex: ativ5_reila_unid3 e poste na BIBLIOTECA material do aluno, tema: Atividade 5 subtema: Planejamento. Organize uma apresentação para ser utilizada como suporte no próximo encontro presencial sobre seu planejamento.

Marcadores: UNIDADE3
Atividades de 6 à 10 da Unidade 3

3.6 – Execute com seus alunos a atividade planejada no item anterior.
Obs. Faça um relato de sua experiência no seu blog.

3.7 - Criar uma apresentação multimídia (se for hipermídia, melhor ainda) no editor de texto de apresentações para ser utilizada no próximo encontro para apresentar seu trabalho aos colegas.
Obs. Poste a apresentação criada por você no seu blog.

3.8 – Faça um relatório descrevendo a atividade que foi planejada e executada com seus alunos. Poste em Biblioteca/Material do Aluno, tema: Atividade 8 unid3, subtema: Metadados.

3.9 – Apresentação do trabalho desenvolvido com seus alunos, no formato multimídia ou hipermídia.
Obs. Relate no seu blog esta experiência.

3.10 – Postar no Portal do Professor o seu planejamento e o relato da experiência.